História do primeiro rato de computador
O primeiro protótipo de um rato para computador foi criado em 1963 pelo pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford. Naquela época, a maioria dos computadores trabalhavam com cartões perfurados, que não permitiam a interacção do utilizador com a máquina e Engelbart queria aumentar o intelecto humano, sem o substituir pela máquina.
A primeira demonstração do produto aconteceu em 1968. Era uma caixa de madeira que se movia sobre pequenas rodas, tinha apenas um botão vermelho na parte superior e um cabo que saia de uma das extremidades, como se pode ver na foto a seguir:

A comercialização do primeiro rato acontece em 1970, com o nome “Indicador de Posição X-Y para Sistemas com ecrã”. Foi lançado pela empresa alemã Telefunken e funcionava com duas engrenagens que registavam as posições horizontais e verticais do cursor. A popularização do rato aconteceu em 1982, quando a Apple lançou o sistema de “apontar e clicar”, e começou a comercializar o rato com mais do que uma tecla.
Rato óptico
Em 1980 começaram os trabalhos num projecto para melhorar a usabilidade do mesmo, fazendo com que em 1999 a Microsoft lançasse a primeira versão comercial do rato óptico. O modelo IntelliMouse com IntelliEye funcionava sobre quase todos os tipos de superfícies e apresentou muitas melhorias no seu uso.

A principal característica do rato óptico estava na “bola” do rato mecânico, que foi substituída por um LED de infravermelhos, o que fazia com que o rato não acumulasse pó nem sujidade, evitando assim que o utilizador tivesse necessidade de o abrir e limpar. Além disso, a IntelliMouse também foi pioneira na incorporação da “Scroll Wheel”, a conhecida roda de rolagem.
Com a evolução dos modelos de rato óptico, o LED foi substituído por um laser e começou a alavancar as suas vendas em 2004. Hoje, ´´e este o modelo de rato mais utilizado no mundo.